As Leis de Murphy aplicadas à Liderança e Administração
As Leis de Murphy aplicadas à Liderança e Administração
Vamos colocar aqui 3 artigos falando de 13 desdobramentos da famosa Lei de Murphy, de uma forma que talvez você nunca tenha percebido.
CAPÍTULO 1 - DAS PRIMEIRAS 4 LEIS
Para poder realizar essa aferição, ele construiu um equipamento que registrava
os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. Ele deveria apresentar os
resultados do teste; contudo, visto que o técnico responsável instalou o
equipamento de forma errada, os sensores que deveriam registrá-lo falharam exatamente
na hora. Frustrado, Murphy disse "Se este homem tem algum modo de cometer
um erro, ele o fará". Para tirar sarro do colega, seus amigos militares
batizaram a assertiva como Lei de Murphy.
O resto da história você já
conhece. A Lei ficou famosa no mundo inteiro, e hoje, inúmeros desdobramentos
do conceito, “não se preocupe, vai dar errado" aparecem de diversas formas. Na verdade, a Lei é uma só, mas os desdobramentos acabaram ficando tão famosos quantos a original.
Mas a grande questão aqui, é que
independente do ponto de vista negativo de Murphy, o experimento realmente deu
errado. E para quem conhece a metodologia extrema de testes e pesquisas
aeroespaciais, isso é algo notável.
Ao mesmo tempo
que procuramos técnicas para garantir produção e prestação do serviço, precisamos
encarar também esse problema do ponto de vista de liderança. Uma espécie de
boas práticas preventivas ...
Para ajudar nessa empreitada, preparei
uma análise dos principais desdobramentos da lei de Murphy .
Divirta-se.
1° Lei - A original
“Se alguma coisa pode dar
errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo
que cause o maior dano possível.”
Solução : preparação
é tudo em um planejamento.
Eu diria que esse pensamento é a
meca do pessimismo. Isso remete a algo que nós temos herdado de nossa carga
evolucionária. O nome disso é medo. O Medo é um sentimento que nos trouxe até
aqui. É por conta dele que nós não testamos o que acontece ao pular do nono
andar.
Não acreditar que o medo pode ser
um aliado, leva você a enterrar a cabeça no chão como um avestruz.
Então para lidar com o medo ou algo que pode dar errado, comece acreditando que realmente dará.
Imagine por exemplo, que você está pensando em pular de paraquedas. Qual o
primeiro pensamento que te vem à cabeça? O pára-quedas reserva...
lá está o medo novamente, mostrando
o caminho do planejamento. Quando você acreditar que tudo pode dar errado, você
vai tomar providências para lidar com isso.
Então a primeira lei de Murphy me leva ao seguinte:
- Vou tomar todas as providências para que não dê errado. Vou fazer um elenco de possibilidades sombrias, e vou criar mecanismos para evitar que elas aconteçam.
- Vou tomar todas as providências para lidar com o que deu errado. Vou fazer um elenco de ações que serão tomadas caso algo de errado.
- Vou tomar todas as providências para saber se as minhas providências vão funcionar. Vou juntar a minha equipe e todos os envolvidos, ou só a mim mesmo, e vamos treinar.
Podemos dizer então que acreditar na primeira lei de Murphy, nós torna precavidos e nos força a usar nossa inteligência para que não sejamos pegos de surpresa.
2°Lei
“Todo corpo mergulhado numa banheira faz
tocar o telefone”
Solução: Aceite e
resolva seus problemas
Aqui vários exemplos poderiam ser
usados. Como por exemplo: basta o programa de TV ser muito bom, que o telefone toca.
A verdade é que o telefone vai
tocar. Só que quando você está ocupado, isso se torna um fato problemático. Quando
você não tem o que fazer e o telefone toca, isto não te aborrece e você nem liga.
Quanto antes você aceitar que
problemas fazem parte da vida, menos você vai se aborrecer quando estiver à
frente de um. Quanto mais você tentar fugir de problemas, ao invés de
enfrentá-los e resolvê-los serenamente, mais irritado você ficará quando acontecerem.
E pessoas irritadas não conseguem resolver problemas.
Eu diria que o pior de tudo neste
caso, é que a não aceitação da existência de problemas, faz o indivíduo fingir
que eles não existem. O caso de negação típica. De alguma forma algumas pessoas
acham que negar a existência dos problemas é mais confortável do que assumi-los.
Temos nesta linha os famosos líderes
com audição seletiva. Parece que quando a equipe precisa deles, eles tentam
convencer a equipe do contrário.
Isto dá quase sempre no mesmo: falta
de respeito a equipe perante seu chefe. Traduzindo isto, a equipe “tolera” o
chefe. Nada bom para o exercício de liderança. Nada bom mesmo.
Então onde me leva esta segunda
lei
- Espere problemas como uma consequência natural do processo. Aceite que eles vão acontecer e confie na sua capacidade de resolvê-los.
- Não confunda um problema, com o meio pelo qual ele chegou até você. Você não ganha a guerra com o inimigo matando o mensageiro.
- Se as pessoas puderem confiar que você é um porto seguro no momento de um problema, elas passam a confiar mais em você. Tudo de bom para a liderança ...
3° Lei
“A informação mais necessária
é sempre a menos disponível”
Solução : Nada é
fácil. Confira.
E aqui estamos, com a Meca dos
desconfiados.
Em um mundo conectado, informação
é o que não falta. O melhor lugar para esconder uma agulha, talvez seja um
palheiro.
É disso que trata essa lei. Vivemos
um momento, onde tudo é questionável. Fake News, vídeos falsificados, fotografias
trabalhadas, e até inteligência artificial imitando vozes.
Ao mesmo tempo, teorias da
conspiração, treinamentos, cursos, livros, apostilas etc. sem base técnica, são
divulgados e vendidos, por “influencers”, cujo currículo talvez seja o fato de ficar
o dia inteiro postando nas redes sociais.
Quando você precisa de uma
informação, o mais comum é você ter diversas fontes sobre o mesmo assunto. Isso
não é uma coisa tão boa quanto parece, a facilidade de criar informação, acaba
impactando na qualidade do que foi criado.
Bem, imagine este cenário
hipotético: um pesquisador leva 5 anos para concluir que clara de ovo não
altera sua pele. Mas uma "influencer", posta há mais de 5 anos, que tem a melhor
pele do mundo, porque usa clara de ovo.
Então para onde vamos com a terceira lei?
- Se você tiver um trabalho para fazer, eu precisar de uma informação, nunca aceite somente a primeira. Questione, procure mais, e tome sua decisão.
- Capriche na procura de informação, não seja limitado.
- Cada minuto perdido, cuidando da informação que você vai usar, provavelmente vai te render vários outros minutos de sucesso.
- Sim, a vida é dura. Não procure o caminho mais fácil. Procure o melhor.
4°Lei
“A fila do lado sempre anda mais rápido”
Solução: Não, não
anda. Você é que está com pressa.
Aqui nós temos duas situações
importantes: Em primeiro lugar tomar uma decisão baseada em apenas uma
observação pontual, é a mãe de vários erros. Esse é um caso típico: eu vejo a fila
ao lado andando e acredito que a minha ficará sempre parada. Para saber se isso
é verdade eu preciso observar mais.
De mesma forma, em face a um
problema, antes de sair tomando atitudes em cima de poucas informações, procure
enxergar o contexto. Ao contrário do que o nosso imediatismo pode pedir, tomar
o caminho errado sempre foi mais demorado do que esperar um pouco e descobrir o
caminho correto.
Em segundo lugar, o mundo não
gira em torno de nós. você não pode ficar a mercê de decisões e atitudes
tomadas no calor do momento.
Estar com mais ou menos pressa
não muda a velocidade de um atendimento, já a fila é a mesma, embora sua percepção
seja alterada. Questione a sua percepção sempre. Como já dizia Sun Tzu, Conhecer
a si próprio e conhecer o inimigo: mil batalhas travadas, mil vitórias.
Vamos ficando por aqui. Em outro artigo continuamos com mais das Leis de Murphy ;)
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