As leis de Murphy aplicadas à Liderança e administração 2° parte
Este é a segunda análise dos desdobramentos mais populares da Lei de Murphy, e o que pode ser aprendido para nossos desafios de Liderança.
5° Lei
“Se você está se sentindo bem,
não se preocupe. Isso passa”
Solução: aproveite o
momento e prepare-se enquanto pode
Existem vários ditados que podem
ser anexados à este, como por exemplo: “a vida tem altos e baixos”.
Nós nos sentimos muito mais
confortáveis, quando um problema passa, ou está resolvido. E é natural o que as
pessoas tentem manter esta sensação de conforto e segurança. Isto é saudável
até o ponto onde entra a negação de que algo pode novamente dar errado.
A consequência natural de tentar
evitar à todo o custo avaliar a probabilidade de um problema ocorrer novamente,
é que as pessoas passam a negligenciar toda sorte de ocorrências. Pior do que
isso, a volta do problema ou de outra situação que esteja requerendo uma
atenção especial, desencadeia sentimento de frustração, incompetência e
decepção.
Tentar evitar o pensamento de que
algo pode piorar novamente, é o gatilho de um sentimento de fraqueza. Quanto
mais você aceitar o fato de que as coisas passam por altos e baixos, melhor
você estará preparado, e assim irá receber seus problemas de maneira muito mais
serena. Vive melhor quem é um bom
administrador de problemas, pois todos nós os temos.
Este desdobramento da lei de
Murphy, diz muito sobre a capacidade das pessoas de se prepararem continuamente.
O grande Eduard Deming, dizia que só existe uma maneira de chegar à excelência:
“treinar ,treinar e treinar”. E afinal, o que é um treinamento senão uma
preparação para uma eventualidade?
Para onde vamos com a quinta lei?
1- Coisas
inesperadas acontecem, e vão acontecer sempre. Então espere-as.
2- Aprender
com os erros não é nada, o bom é aplicar este conhecimento.
3- Preparar-se
não interfere em nada com o que pode ou não acontecer. Mas é fundamental para o
resultado.
6° Lei
“Se a experiência funcionou na
primeira tentativa, tem algo errado”
Solução: só a
primeira impressão é muito pouco
Chegamos à Meca dos desconfiados.
A verdade é que nós estamos
sempre esperando boas notícias, resultados positivos, grandes ou pequenas
vitórias, enfim queremos ver nossos objetivos atingidos.
Mas para se atingir qualquer
objetivo, existe um caminho. Mais longo ou mais curto, estaremos sempre atentos
tentando adivinhar se as coisas estão indo bem.
Se por um lado, quando algo
começa a sair dos trilhos, é um sinal para que as pessoas tomem as devidas
providências para que tudo volte ao esperado, a maioria de nós relaxa quando o
objetivo é prontamente atendido.
A verdade matemática atrás disso,
é que as ocorrências aleatórias de alguma coisa acontecer, dificilmente dependem do que nós desejamos, portanto algo pode dar certo ou errado, por mera
casualidade.
Da mesma forma que um bom
administrador trata um resultado parcial negativo com atenção, esta mesma
atenção deveria ser dada a um resultado positivo.
Isto funciona mais ou menos como
se você fosse num stand de tiro, e já acertasse a mosca no primeiro disparo. O
que isso significa? Nada. Mas se você
acertar os próximos 5 tiros também na mosca, aí sim, você é o Buffalo Bill.
Aquele primeiro tiro, poderia ser
o resultado de um grande erro. Você poderia ter mirado totalmente errado para a
direita, e na hora de apertar o gatilho tremeu para a esquerda. E aí o fator
aleatório fez o resto: deu mosca.
Na vida profissional decisões não
podem ser tomadas, observando-se apenas o primeiro disparo. Os resultados são
consequência de vários processos. Conhecer o resultado não basta, é preciso
conhecer o processo que nos levou até ele.
E se isto não for possível, então
outras tentativas podem me dar uma dica valiosa de como tudo está indo.
Para onde vamos com a sexta lei?
1- Acertar
na primeira pode ser a exceção.
2- Antes
de tentar, confira todo o processo
3- Se
a primeira tentativa foi de sucesso, veja se isto não prejudicou uma segunda
vez.
7° Lei
“Você
sempre acha algo no último lugar que procura”
Solução:
Pense no que está fazendo
Eu acho que todo mundo aqui já
deve ter ouvido alguma vez, que cada segundo gasto com a organização, economiza dois na hora da execução.
Esta é questão aqui.
A uma das faces da liderança é
coordenar atividades. Lembre-se sempre de que a liderança existe para resolver
problemas.
Para resolver um problema
qualquer ou superar um desafio, a primeira coisa é saber com o que se está
lidando, ou ainda, em outras palavras, tentar
evitar que aquilo ocorra novamente. Para isso é necessário conhecer a origem do que se
está enfrentando.
Você tem que ter um método.
Uma maneira sistemática e eficiente de procurar. Principalmente garantir que a
procura abrange TODAS as possibilidades e não fica repetindo lugares, sistemas, processos já
pesquisados.
Imagine que você perdeu seu
celular. E seu carregador está plugado na tomada da sala. E também que você ficou
o dia inteiro falando na varanda de sua casa.
Você procura na varanda e na sala
e nada de achar. Se alguém perguntar se você viu direito na sala, é bem capaz
de você procurar lá de novo. Agora eu te pergunto: é tão impossível que ele
esteja no quarto?
Na vida profissional você precisa
ter certeza de que fez bem feito, que procurou direito. É uma questão de
qualidade de vida. Você não ganha seu sustento apenas por trabalhar sem rumo,
mas sim dando resultados.
Então, se a procura foi bem
feita, a probabilidade de seu celular estar no quarto ou na cozinha aumenta...
O fato é que se você precisa pensar antes de agir. Procurar na sala e na varanda é a escolha inteligente, porque você estava lá o dia todo. Desta forma, esta lei de Murphy pode ficar obsoleta e você achar na primeira.
E onde vamos com esta lei?
1-Seja organizado e tenha método. Assim voce gasta menos energia com mais resultado.
2-Pense antes de sair fazendo
3-Tenha a mente aberta
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