Comunicação: Você sabia disto?
Comunicação: Você sabia disto?
por Adson Naccarati
“Não foi isso que eu quis dizer...”
“Você não me entendeu bem...”
“Acho que você não está me entendendo...”
Se alguma dessas frases você tem ouvido com frequência, esse
artigo é para você.
Neste novo mundo da informação digital, com redes sociais,
aplicativos de mensagens, grupos, e milhares de interações sociais de alto
desempenho, a comunicação realmente melhorou?
Na verdade, a maioria das pessoas confunde a velocidade de
transmitir e receber informações, com a qualidade do que está sendo
transmitido.
Principalmente no trabalho, mas também nos nossos
relacionamentos pessoais, os mal-entendidos parecem ter-se multiplicado na
velocidade da tecnologia.
Mas o que é comunicação?
Comunicação é basicamente ter a certeza que alguém te
entendeu e que você entendeu perfeitamente alguém.
Embora nós passemos por isso desde a infância, a comunicação
perfeita conforme nossa necessidade impõe, não é exatamente uma tarefa tão
simples quanto parece. Mesmo dentro do nosso próprio país, muitas vezes algumas
expressões que você utiliza, são interpretadas de maneira diferente em outras
regiões, e veja, não estou me referindo a dialetos, mas a expressões comuns e
conhecidas.
Você não vai conseguir fazer parte de uma equipe vencedora e
muito menos conseguir liderar alguma, se você não for o mestre da comunicação.
Mas como fazer uma comunicação rápida, precisa, objetiva e eficaz?
Em primeiro lugar tenha certeza de que você compreende
exatamente o que você quer comunicar.
Por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas, mesmo
antes de ter uma ideia clara do que está falando, inicia uma comunicação e acaba
falhando. Basicamente fala, mas ninguém entende.
Para você transmitir
bem, se comunicar bem, você deve,
através da sua criatividade, encontrar caminhos, definições e outros artifícios
de comunicação que traduzam ao ouvinte o que você está realmente dizendo.
Vá direto ao ponto. Sempre.
Imagine a seguinte situação: você está tentando negociar com
um comerciante conhecido por não ter as melhores e mais lícitas práticas do
mercado...:)
O que invariavelmente
ele faz? Conta uma história comprida, que dá o sentimento de “enrolação”.
Isso acontece nas comunicações em geral, não porque o interlocutor esteja mal-intencionado,
às vezes o interlocutor está preocupado, por exemplo, em não usar uma
comunicação violenta, mas acaba errando o alvo, e o efeito é o mesmo.
Comunicação violenta ou comunicação agressiva
é um dos primeiros assuntos que você deve tratar quando quer resolver
conflitos.
Melhor que uma explicação aqui vai um exemplo: você pede um
favor importante a alguém. Você está precisando
muito desse favor ,o mais rápido possível.
Em um dado momento, você acaba perguntando : “Olha, você fez
lá aquilo que eu te pedi? Porque eu estou precisando...”
Veja que eu fui direto. Fiz uma pergunta educada, mas o meu interlocutor pode entender que eu
estou cobrando de forma agressiva, alguma coisa que, a princípio, ele nem teria
obrigação de fazer.
De outra forma, eu poderia ter simplesmente dito o seguinte:
“olha, eu sei que você está me fazendo um favor e te agradeço muito mesmo, mas
eu realmente estou precisando disso. Você podia dar uma olhada para mim? Obrigado
de novo.”
Veja que no segundo exemplo, eu fiz a mesma cobrança ainda
de uma maneira clara e objetiva, mas deixando também claro, meu sentimento de
agradecimento e respeito pela pessoa que está me ajudando.
Quem se comunicou melhor?
Quando você fala com o seu chefe ou com uma autoridade, isso
sai naturalmente, é uma preocupação presente, pois você está numa situação de
dependência e você não quer ficar em uma situação ruim com essas pessoas.
Mas e se for o contrário? Se você for o chefe e tiver pedido
a um subordinado a realização de algum trabalho ou favor? Ou se você estiver
pedindo para outro colega um trabalho, de cujo resultado você depende, para
fazer bem o seu?
Nada muda. Você está falando com uma pessoa e tentando se
comunicar da mesma forma e, em qualquer caso, a comunicação não agressiva é o
passaporte de entrada para uma comunicação eficiente, possibilitando a você, atingir
os seus objetivos e sem estresse .
O caso complicado das mensagens escritas
Quando você está lendo, você “escuta” a mensagem, como se alguém estivesse falando dentro da sua cabeça. Quando você
conhece a pessoa que te escreveu, parece “ouvi-la”, incluindo sotaques e
entonações. Mas quando não conhece, você “se escuta” lendo a mensagem.
O problema é que a entonação faz parte da comunicação verbal
e ela não é repassada ao texto. Assim, termos e expressões ou a própria
montagem do texto, pode levar uma informação errada. Então a dica de ouro para
você se comunicar de maneira escrita, é escrever um pouco mais e detalhar
melhor, na medida. Sem exagero.
Isso é um problema também, porque a digitação é cansativa. A nossa tendência é colocar frases curtas,
gírias, emoticons bonitinhos... Bingo! Isto acaba dando a ênfase errada ou a compreensão
errada do que eu quero realmente dizer.
Resumindo: explica
direito!
As Mensagens de voz, tão complicadas quanto...
Já no caso de mensagens de voz, o problema reside na
dificuldade de o interlocutor ouvir em público, na desconexão de ideias, além da
facilidade da pessoa que recebe a mensagem, em aumentar a velocidade de
reprodução ou pular trechos.
Quanto mais você for prolixo e cansativo nas mensagens de
voz, mais as pessoas vão fazer você
falar com voz de pato. Além da situação estranha, a velocidade aumentada
diminui a compreensão de determinados assuntos, e muitas vezes, leva a perda de
algumas palavras, dependendo do ruído e outros fatores dentro do texto falado.
Para evitar isso não deixe um podcast no lugar de uma
mensagem falada.
Pense no que vai dizer antes de sair falando.
E muito importante! Preste atenção ao deixar a mensagem
de voz. Gravar mensagens fazendo outras atividades, faz com que você não
foque na mensagem, gagueje, se perca, e fale um monte de coisas inúteis, que
tornam difícil que sua mensagem seja eficaz...
Outro problema na mensagem falada (e isto no trabalho atrapalha
muito) é a dificuldade de o interlocutor resgatar informações que você passou.
Você tem um recado ou passou um endereço e depois de 20 ou 30 mensagens, ninguém acha mais onde aquilo está.
Concluindo...
Velocidade de comunicação não significa
comunicar-se com qualidade. Saiba sair das armadilhas da tecnologia de massa, e
destaque-se onde você quiser, sempre com a certeza de que foi compreendido.
Sucesso!
Comentários
Postar um comentário