Comunicação: Você sabia disto?

 


Comunicação: Você sabia disto?

por Adson Naccarati


“Não foi isso que eu quis dizer...”

“Você não me entendeu bem...”

“Acho que você não está me entendendo...”

Se alguma dessas frases você tem ouvido com frequência, esse artigo é para você.

Neste novo mundo da informação digital, com redes sociais, aplicativos de mensagens, grupos, e milhares de interações sociais de alto desempenho, a comunicação realmente melhorou?

Na verdade, a maioria das pessoas confunde a velocidade de transmitir e receber informações, com a qualidade do que está sendo transmitido.

Principalmente no trabalho, mas também nos nossos relacionamentos pessoais, os mal-entendidos parecem ter-se multiplicado na velocidade da tecnologia.

Mas o que é comunicação?

Comunicação é basicamente ter a certeza que alguém te entendeu e que você entendeu perfeitamente alguém.

Embora nós passemos por isso desde a infância, a comunicação perfeita conforme nossa necessidade impõe, não é exatamente uma tarefa tão simples quanto parece. Mesmo dentro do nosso próprio país, muitas vezes algumas expressões que você utiliza, são interpretadas de maneira diferente em outras regiões, e veja, não estou me referindo a dialetos, mas a expressões comuns e conhecidas.

Você não vai conseguir fazer parte de uma equipe vencedora e muito menos conseguir liderar alguma, se você não for o mestre da comunicação.

Mas como fazer uma comunicação rápida, precisa, objetiva e eficaz?

Em primeiro lugar tenha certeza de que você compreende exatamente o que você quer comunicar.

Por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas, mesmo antes de ter uma ideia clara do que está falando, inicia uma comunicação e acaba falhando. Basicamente fala, mas ninguém entende.

Para você  transmitir bem,  se comunicar bem, você deve, através da sua criatividade, encontrar caminhos, definições e outros artifícios de comunicação que traduzam ao ouvinte o que você está realmente dizendo.

Vá direto ao ponto. Sempre.

Imagine a seguinte situação: você está tentando negociar com um comerciante conhecido por não ter as melhores e mais lícitas práticas do mercado...:)

 O que invariavelmente ele faz? Conta uma história comprida, que dá o sentimento de “enrolação”.  

Isso acontece nas comunicações em geral, não  porque o interlocutor esteja mal-intencionado, às vezes o interlocutor está preocupado, por exemplo, em não usar uma comunicação violenta, mas acaba errando o alvo, e o efeito é o mesmo.

Comunicação violenta ou comunicação agressiva é um dos primeiros assuntos que você deve tratar quando quer resolver conflitos.

Melhor que uma explicação aqui vai um exemplo: você pede um favor importante a alguém.  Você está precisando muito desse favor ,o mais rápido possível.

Em um dado momento, você acaba perguntando : “Olha, você fez lá aquilo que eu te pedi? Porque eu estou precisando...”

Veja que eu fui direto. Fiz uma pergunta educada,  mas o meu interlocutor pode entender que eu estou cobrando de forma agressiva, alguma coisa que, a princípio, ele nem teria obrigação de fazer.

De outra forma, eu poderia ter simplesmente dito o seguinte: “olha, eu sei que você está me fazendo um favor e te agradeço muito mesmo, mas eu realmente estou precisando disso. Você podia dar uma olhada para mim? Obrigado de novo.”

Veja que no segundo exemplo, eu fiz a mesma cobrança ainda de uma maneira clara e objetiva, mas deixando também claro, meu sentimento de agradecimento e respeito pela pessoa que está me ajudando.

Quem se comunicou melhor?

Quando você fala com o seu chefe ou com uma autoridade, isso sai naturalmente, é uma preocupação presente, pois você está numa situação de dependência e você não quer ficar em uma situação ruim com essas pessoas.

Mas e se for o contrário? Se você for o chefe e tiver pedido a um subordinado a realização de algum trabalho ou favor? Ou se você estiver pedindo para outro colega um trabalho, de cujo resultado você depende, para fazer bem o seu?

Nada muda. Você está falando com uma pessoa e tentando se comunicar da mesma forma e, em qualquer caso, a comunicação não agressiva é o passaporte de entrada para uma comunicação eficiente, possibilitando a você, atingir os seus objetivos e sem estresse .

 O caso complicado das mensagens escritas

Quando você está lendo,  você  “escuta” a mensagem, como se alguém estivesse  falando dentro da sua cabeça. Quando você conhece a pessoa que te escreveu, parece “ouvi-la”, incluindo sotaques e entonações. Mas quando não conhece, você “se escuta” lendo a mensagem.

O problema é que a entonação faz parte da comunicação verbal e ela não é repassada ao texto. Assim, termos e expressões ou a própria montagem do texto, pode levar uma informação errada. Então a dica de ouro para você se comunicar de maneira escrita, é escrever um pouco mais e detalhar melhor, na medida. Sem exagero.

Isso é um problema também, porque a digitação é cansativa.  A nossa tendência é colocar frases curtas, gírias, emoticons bonitinhos... Bingo! Isto  acaba dando a ênfase errada ou a compreensão errada do que eu quero realmente dizer.  

Resumindo:  explica direito!

As Mensagens de voz, tão complicadas quanto...

Já no caso de mensagens de voz, o problema reside na dificuldade de o interlocutor ouvir em público, na desconexão de ideias, além da facilidade da pessoa que recebe a mensagem, em aumentar a velocidade de reprodução ou pular trechos.

Quanto mais você for prolixo e cansativo nas mensagens de voz,  mais as pessoas vão fazer você falar com voz de pato. Além da situação estranha, a velocidade aumentada diminui a compreensão de determinados assuntos, e muitas vezes, leva a perda de algumas palavras, dependendo do ruído e outros fatores dentro do texto falado.

Para evitar isso não deixe um podcast no lugar de uma mensagem falada.

Pense no que vai dizer antes de sair falando.

E muito importante! Preste atenção ao deixar a mensagem de voz. Gravar mensagens fazendo outras atividades, faz com que você não foque na mensagem, gagueje, se perca, e fale um monte de coisas inúteis, que tornam difícil que sua mensagem seja eficaz...

Outro problema na mensagem falada (e isto no trabalho atrapalha muito) é a dificuldade de o interlocutor resgatar informações que você passou. Você tem um recado ou passou um endereço e depois de 20 ou 30 mensagens,  ninguém acha mais onde aquilo está.

Concluindo...

Velocidade de comunicação não significa comunicar-se com qualidade. Saiba sair das armadilhas da tecnologia de massa, e destaque-se onde você quiser, sempre com a certeza de que foi compreendido.

Sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas