Gestão de negócios - Franchising

 


Gestão de negócios —  Franchising

De todas as incertezas que estamos vivendo neste mundo pós pandemia, talvez a maior de todas é saber qual o sentido que deveríamos dar aos nossos investimentos.

Nos primeiros meses de 2021, pudemos testemunhar uma tendência de uma movimentação de recursos do mercado financeiro (que naquele momento não estava representando ou mesmo atendendo expectativas do investidor) para outros negócios.

É claro que tudo isso depende muito do perfil do investidor. Considerando o investidor mais flexível, do ponto de vista das possibilidades de investimentos, a abertura de um negócio, passa a ser uma realidade cada vez mais presente.

O fato é que o mundo pós pandemia, apertou uma espécie de botão “reset”, questionando todas as antigas parcerias, fornecedores, clientes, e até mesmo o próprio negócio.
Isso abriu a possibilidade de investimentos na área produtiva e de serviços, pois os grandes compradores estão em um momento de novas escolhas e renovação.

Despontando neste cenário, temos um assunto não tão novo assim, que são as franquias.
O negócio de franquia no Brasil tem uma história tumultuada. Vindo lá da década de 80, entrando em ascensão da década de 90 e até meados do ano 2000, as primeiras franquias foram do céu ao inferno, quando de um excelente negócio com a impressionante abertura de dezenas de marcas por mês, tiveram um ponto mais baixo, com níveis de 80% de rescisão de contratos.
Essa reação não tem nada de inesperado, acontece em toda a fase de estabilização de qualquer iniciativa de investimento. 

Hoje o cenário de franquias é bem diferente. Em primeiro lugar, porque franquias originalmente referiam-se muito a comércio de gêneros alimentícios, por exemplo, ao contrário da nossa realidade hoje que praticamente tudo pode ser franqueado.

O que é atraente na franquia para um investidor, é a possibilidade de montar e assumir um negócio, previamente conhecido pelo mercado, e podendo utilizar expertises desenvolvidas durante anos pelo detentor daquela marca. 
Em outras palavras: o investidor enxerga um risco menor em abrir uma franquia, do que aventurar-se a criar um negócio independente e trabalhar na sua própria marca.

Outra característica atraente nas franquias, é ser uma excelente alternativa de segunda fonte de renda. Tipicamente para aquele investidor que não tem capacidade ou possibilidade de ter uma dedicação de 100% do seu tempo.

Comprei uma Franquia. E agora?

Como franqueado você tem direito a vários apoios da sua marca (franqueador). Apoios na operação, montagens de loja e instalações, escolha e compra de utilidades, processos ligados a marketing, vendas entre outras coisas. 

Então daqui para a frente, pelo menos em teoria, o seu sucesso está garantido, está na dependência do seu talento em gerir o seu negócio junto ao dia a dia.

Mas talvez você tenha ouvido dizer por aí, que “fulano rescindiu o contrato com o franqueador”, que tal marca não está performando em vendas, entre histórias de falta de comprometimento de marcas, ou mesmo de falta de capacidade do próprio franqueado em gerir seu negócio.

A verdade é que a franquia se comporta como qualquer outro negócio: depende de talento e dedicação de quem está à frente. A única diferença é que existe é um apoio da marca, que tem todo o interesse do mundo em fazer você ter sucesso com o seu investimento.

Mesmo com todo o apoio do mundo, cada negócio é um negócio independente, com suas particularidades. Cada gestor (franqueado) tem seu estilo de administrar. 

Por outro lado, cada marca  (franqueador) tem uma capacidade de promover apoio ao seu franqueado. Nem toda grande marca pode dar um grande serviço de apoio.

Se você observar com  olhos mais críticos, o franqueador passa a ser um provedor de serviços para o franqueado, com um escopo muito limitado, pela própria estrutura e pontos de interesse em comum.


O produto gestão de negócios-  Franchising

Exatamente dentro desta realidade, A.Naccarati observou diversos cases de sucesso e de insucesso no negócio de franchising. Por esse motivo lançamos um produto, que nasce de uma consultoria cuja expertise da nossa empresa ultrapassa 3 décadas.

Gestão de negócios- mentoria a para franqueadores

Esta prestação de serviço, foca em aumentar a efetividade do negócio. 
Totalmente alinhado ao contrato e os requisitos do franqueador, este tipo de mentoria analisa no detalhe e de maneira totalmente particular, a realidade do franqueado, chegando ao nível de detalhe que seria impossível ao franqueador chegar junto ao seu franqueado. 

Nós podemos determinar pontos de melhoria, oportunidades de redução de custo e de outras formas de aumentar a efetividade impactando diretamente na lucratividade.

Vamos detalhar então o que podemos oferecer a você franqueado, para você poder engrossar as estatísticas de sucesso, lembrando que cada um desses módulos pode ser adquirido independentemente.

O pré negócio — módulo1

Como o nome já diz, o pré-negócio é tipicamente aplicado ao investidor que ainda não decidiu qual marca irá escolher.

Esta é uma fase crítica na escolha de uma franquia. Não é só o argumento do franqueador sobre  margens, alcance abrangência de marca, etc., determinantes para uma escolha correta. Você deve escolher uma marca que possa ser harmonizada com o seu perfil de trabalho, investimento e administração.

Nesta fase nossa equipe fará uma entrevista levantando todos os dados necessários, que serão comparados com muitas informações mercadológicas, curvas previstas de desempenho e retorno, de várias oportunidades de mercado, gerando um relatório final com opções e seus riscos estimados, para que você faça a escolha correta.

Implantação- módulo 2

Este módulo está focado no investidor que já se tornou um franqueado, ou seja, já escolheu a sua franquia, e está na fase da montagem da loja, ou da infraestrutura necessária para a operação da futura empresa.

Se você escolheu um franqueador organizado e experiente, terá na sua mão todas as informações necessárias para você fazer a implantação do seu negócio. 

O nível que o franqueador não consegue chegar, é de como você vai fazer sua parte.

A escolha dos prestadores de serviço, arquitetos, construtoras, etc. normalmente são livres ao franqueado, e pela nossa experiência, cerca de 7 em cada 10 investimentos apresenta problemas de atraso ou problemas futuros provenientes desta fase.

Nosso trabalho será elencar todos esses parceiros, e realizar controles operacionais, trazer expertises em cada uma das áreas, para que a implementação ocorra sem problemas, no prazo, e não venha a promover problemas que no futuro poderão impactar na operação do negócio.

Isso também se aplica a obtenção de todas as licenças necessárias, nas esferas governamentais, contratação e seleção de trabalhadores, criação dos indicadores gerenciais específicos do seu negócio, criação de modelo do negócio com os respectivos controles necessários para garantir a saúde do empreendimento futuro.

Nesta fase atuamos também, na determinação e projeção de fluxos de caixa, dispêndios atuais e futuros, diretivas contábeis e de controladoria.

Gestão Operacional — Módulo 3

Uma vez vencida as etapas de escolha da marca e implantação, nós oferecemos o módulo de gestão futura e operacional.

Se todo o processo anterior foi feito da melhor forma possível, o seu negócio já tem fortes tendências de ser efetivo e consequentemente lucrativo.

Agora restam as armadilhas da operação do cotidiano do negócio, com todos os seus desafios e problemas.

Para vencer esses desafios, é fundamental que o modelo de negócio único e customizado, (cumprindo todas as determinações do franqueador) seja determinado e montado de forma inteligente, e para isso usamos toda a nossa expertise, para auxiliar o franqueado neste processo de caracterização única de seu negócio.

Este modelo, embute um mapeamento de todos os processos e rotinas operacionais, considerando área financeira, fiscal, contábil e operacional.

Faz parte deste módulo também, a montagem de procedimentos, ou mesmo a subdivisão de procedimentos fornecidos pela franqueadora, para uma melhor eficiência no dia a dia junto a cada um dos funcionários.

Indicadores e KPI’s, customizados também são montados para fornecer um cenário futuro com uma tendência, para balizar decisões no presente.

Todo esse trabalho também conta, com apoio e foco no RH/DP/SESMT, alinhando com a contabilidade e Controladoria.

E finalmente, todo o apoio que você precisa na parte que compete ao franqueado, no marketing, marketing digital, operação de redes sociais, iniciativas de marketing local estratégias de divulgação, sempre consoante com as regras definidas pela empresa franqueadora.

O que se espera no final deste módulo, é uma operação mais tranquila e robusta, garantindo o retorno do investimento feito pelo franqueado.

Ao adquirir esses 3 módulos, as chances de sucesso de um investidor em relação a uma franquia, são extremamente otimizadas. 

Não corra riscos. Consulte-nos.


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